Arrefecimento

Atualmente os veĆculos, em sua maioria, sĆ£o refrigerados a Ć”gua. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rĆ”pido em tempo frio e maior resistĆŖncia ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixar de temperatura ideal e constante, independentemente da exigĆŖncia Ć qual esteja submetido.
O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendÔvel nem necessÔrio fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.
O sistema de arrefecimento do carro nĆ£o se resume somente ao radiador. Ć composto por trĆŖs peƧas importantes que comandam a refrigeração do motor, sĆ£o elas: a vĆ”lvula termostĆ”tica, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida Ćŗtil de 30.000 km. Deve-se, entĆ£o, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do lĆquido ou solução (aditivo).
Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes:
- LĆquido com cor de ferrugem;
- LĆquido baixando acima do normal;
- Temperatura muito alta ou baixa;
- Consumo exagerado de combustĆvel;
- Alteração na rotação do motor e queda de potência.