Arrefecimento

Fale Conosco
Clique aqui!
X
Chamar agora no Whatsapp!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

Arrefecimento

Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixar de temperatura ideal e constante, independentemente da exigência à qual esteja submetido.

O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.

O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo).

Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes:

  • Líquido com cor de ferrugem;
  • Líquido baixando acima do normal;
  • Temperatura muito alta ou baixa;
  • Consumo exagerado de combustível.
  • Alteração na rotação do motor e queda de potência.